Novo endereço do nosso site

Novo endereço do nosso site
Feminismo Diabolico

sábado, 12 de outubro de 2013

Economize Fácil - Usos para o bicarbonato de sódio




Um dos produtos mais úteis e baratos que existem é o bicarbonato de sódio. Mas muita gente não sabe nem uma fração das utilidades desse pozinho. Você pode economizar centenas de reais usando bicarbonato de sódio no lugar de vários outros produtos caros. Vejam abaixo apenas algumas das utilidades do bicarbonato de sódio:
- Desentupa o ralo: a maioria dos ralos de cozinha pode ser desentupida jogando-se 1 xícara de bicarbonato de sódio e 1 xícara de vinagre quente (basta aquecê-lo no microondas por 1 minuto). Deixe agir por alguns minutos, depois acrescente 1 litro de água fervente. Repita se necessário. Se o ralo estiver entupido com gordura, use 1/2 xícara de sal, depois 1 xícara de água fervente. Deixe a mistura agir durante a noite; lave com água quente pela manhã.
- Aumente a potência do detergente: Você quer um detergente com maior poder de limpeza? Experimente adicionar 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio à quantidade de líquido que você usa regularmente na lava-louças e veja a gordura desaparecer, como por encanto!
- Faça seu próprio detergente: A lava-louças está cheia quando você descobre que acabou o detergente em pó. O que fazer? Crie seu próprio detergente: misture 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 2 colheres de sopa de bórax. É possível que você goste tanto do resultado que acabe trocando de vez.
- Faça tintas de aquarela para seus filhos: Numa tigela pequena, misture 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 3 colheres de sopa de maisena, 3 colheres de sopa de vinagre e 1 1/2 colher de chá de glucose de milho. Espere a efervescência passar e separe a solução em diversos recipientes pequenos, ou em tampas de pote. Adicione a cada um deles 8 gotas de corante alimentício e mexa bem. Ponha uma cor diferente em cada recipiente ou misture cores para obter novos tons. As crianças podem usar as tintas de imediato, ou esperar que elas endureçam - para isso será necessário molhar o pincel antes de pintar.
- Trate pequenas queimaduras: Se você se queimar ou pegar uma panela quente, jogue um pouco de bicarbonato de sódio num recipiente com água gelada, embeba ali um pano ou um chumaço de gaze e aplique a solução sobre a queimadura. Faça isso até parar a ardência. O tratamento também impedirá que as queimaduras empolem.
- Controle a caspa: Para controlar a caspa, molhe o dedo e esfregue vigorosamente um punhado de bicarbonato de sódio no couro cabeludo. Lave bem e seque. Faça isso sempre que lavar o cabelo, mas use apenas bicarbonato de sódio, não xampu. Suas madeixas podem ficar ressecadas no começo, mas, depois de algumas semanas, o couro cabeludo começará a produzir óleos naturais, deixando o cabelo mais macio e livre de escamas.
- Use como gargarejo ou anti-séptico bucal: O prato que você pediu tinha alho ou cebola demais? Experimente gargarejar com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 1/2 copo de água. O bicarbonato de sódio neutralizará o cheiro. Quando usado como anti-séptico bucal, o bicarbonato de sódio também alivia a dor de úlceras da boca.
- Escove os dentes e limpe a dentadura: Se acabar a pasta de dentes, ou se você estiver procurando uma alternativa natural à pasta comercializada, mergulhe a escova molhada em um pouco de bicarbonato de sódio e escove os dentes como de costume. Você também pode usar bicarbonato de sódio para limpar aparelhos dentários, bocais e dentaduras. Use uma solução feita com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio dissolvida em 1 xícara de água morna. Deixe o objeto de molho por meia hora e lave bem antes de usar.
- Use como desodorante: Você quer um desodorante eficaz e completamente natural? Experimente passar nas axilas uma pequena quantidade - cerca de 1 colher de chá - de bicarbonato de sódio com uma esponja de maquiagem. Você não vai ficar cheirando como uma flor, mas também não espantará quem se aproximar de você.
- Aumente a potência do sabão e do alvejante. Pode parecer clichê, mas acrescentar 1/2 xícara de bicarbonato de sódio à sua quantidade habitual de sabão líquido realmente propiciará "brancos mais brancos" e cores mais firmes. O bicarbonato de sódio também age sobre a água, portanto você poderá usar menos sabão. Acrescentar 1/2 xícara de bicarbonato de sódio às lavadoras com tampa superior (1/4 de xícara para lavadoras com tampo dianteira) também aumenta a potência do alvejante, assim você só precisará de metade da quantidade habitual do produto.
- Retire o cheiro de naftalina das roupas: Se suas roupas saem do armário cheirando a naftalina, preste atenção: acrescentar 1/2 xícara de bicarbonato de sódio ao ciclo de lavagem da máquina eliminará o "cheiro de guardado".
- Use como alimento para plantas: Regue as plantas que precisam de pH elevado - como clematite, delfínio e dianto - com uma solução suave de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 2 litros de água. Elas vão mostrar seu apreço gerando flores mais viçosas e saudáveis.
- Faça xampu para cachorro: Na próxima vez que o Rex se refestelar na terra, limpe-o com bicarbonato de sódio. Basta esfregar alguns punhados do pó no pelo  e escovar bastante. Além de eliminar qualquer cheiro, isso vai deixar a pelagem limpa e lustrosa.
-Afaste insetos da vasilha do animal doméstico: Despejar bicarbonato de sódio em torno das vasilhas do seu bichinho de estimação afastará possíveis invasores de seis patas. E nada acontecerá ao animal se por acaso ele ingerir um pouco de pó (embora a maioria dos bichos não goste do sabor amargo do bicarbonato)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

ShareThis

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...